terça-feira, 30 de setembro de 2014

It's the economy, stupid!

Um dos tópicos que economistas e cientistas políticos compartilham é a relação entre ciclo eleitoral e ciclo econômico. Perceba, é até intuitiva a ideia de que uma boa média de crescimento do PIB favoreça a avaliação de quem está no poder.  Pois é! Cruzei os dados da avaliação dos presidentes (último ano do mandato, no mês de agosto), desde o Collor* até a Dilma, com o crescimento médio do PIB nos quatro trimestres antes da pesquisa. A correlação é bastante forte e positiva.
O campeão de aprovação é o segundo mandato do Lula. Em agosto de 2010 ele teve 79% de aprovação e saiu da presidência da república com 83% dos brasileiros avaliando seu governo como ótimo ou bom. A essa altura, você já deve estar associando essa aprovação impressionante com o excelente crescimento do PIB no ano de 2010 (7,5%). 


Bom, já sobre reeleição... Nos casos do primeiro governo FHC e do governo Dilma, tanto o nível de aprovação quanto a média de crescimento do PIB estão próximos (aprovação: 39% FHC; 35% Dilma/crescimento do PIB: 1,8% FHC; 1,4% Dilma). E, se você não lembra, FHC levou no primeiro turno**. Isso quer dizer que a Dilma leva no primeiro turno? Sei lá!
Segundo nossa regressão marota/espúria (clica no gráfico), se o crescimento médio do PIB entre 2013-T3 e 2014-T2 tivesse sido a metade do que foi (ou seja, de 0,7%), a aprovação do governo Dilma seria algo em torno de 23%. Com 23% de aprovação, o FHC não conseguiu eleger o José Serra em 2002. O que isso quer dizer? Provavelmente, nada! ( Ou o que deveria ter acontecido para que a oposição pudesse vencer a disputa esse ano/que só não há reeleição quando o ciclo econômico é muito, muito ruim/que a Dilma teve sorte/que a máquina pública ajuda demais na reeleição)Claro, partindo do pressuposto que 23% de aprovação é limiar de alguma coisa. 

* Coloquei o Collor só para ele não ficar bolado comigo. A última pesquisa de avaliação do governo dele foi em junho de 1992, ou seja, contaminou ainda mais minha minúscula amostra. Os dados são do Datafolha.
** Em tempo: a última avaliação ruim/péssimo do governo Dilma é de 26%, contra 18% do FHC em agosto de 1998.
Mais sobre ciclo eleitoral num futuro próximo. Comente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário