domingo, 9 de fevereiro de 2014

Onde está nossa luz?

A energia é uma fonte fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Sem energia não há crescimento econômico. E a escolha de uma fonte de energia envolve pesados investimentos, além de que o efeito desta escolha, determina o modelo de produção de um país.

Durante as décadas de 1960 e 1980, por exemplo, o Brasil investiu em hidroelétricas, que fornecia uma fonte relativamente limpa e barata de energia. Enquanto isso,na França, o governo investiu em energia nuclear, introduzindo um sistema igualmente eficiente, mas com diferentes custos estruturais, bem como diversas críticas de ambientalistas. Tendo a França, em seguida, revendo sua matriz energética. Assim, percebe-se que decisões no setor energético são de suma importância para a economia e a impacta por muitas décadas.

A introdução dada acima mostra a importância do planejamento a médio e longo prazo no setor de energia, bem como a necessidade de investimento no ramo, para que o mesmo possa se adequar as necessidades presentes dos indivíduos de uma sociedade. E o Brasil parece não ter notado o quão isto é importante. E vem pagando caro por isso nos últimos anos, com o alto custo da energia, que é mais um fator a aumentar o custo Brasil e os frequentes apagões que vem ocorrendo em todas as regiões do país.

O aumento da renda média do brasileiro aliada ao maior número de eletrodomésticos nas residências brasileiras e ainda, o crescimento do PIB efetivo acima do potencial em 2010, fez com que o consumo de energia aumentasse exageradamente.

Em 2012, para um trabalho da faculdade, já era possível prever o que viria a ocorrer nos anos seguintes: "Para sustentar um crescimento médio anual de 4 por cento no PIB, o Brasil terá muito o que fazer. Será preciso investir para que o crescimento se torne sustentável. Uma crise energética parece iminente, devido a falta de investimentos e ao crescimento do PIB a cima do potencial em 2010, o que fez com que o consumo de energia aumentasse exageradamente. Mas não poderá haver um crescimento sustentável se não houver investimentos, como já foi dito". 

Atualmente, embora seja um polo referencial de energia renovável, o Brasil ainda carece pela dependência da chuva para manter o reservatórios das hidroelétricas. O que e inadmissível com as tecnologias disponíveis. Muito embora isso seja de conhecimento de muitos, para o governo está tudo sob controle. E olha que ainda vem a copa por aí. Imagine um apagão em plena final do torneio....

Nenhum comentário:

Postar um comentário